Oficinas

De 29 fevereiro até o dia 2 de março duas oficinas integrarão a parte informativa do FIAR. As oficinas são voltadas para a comunidade local e ocuparão a Escola Municipal de Cachoeira, na entrada da cidade, durante 3 dias.

Oficina de Sensibilização para o cinema – Animação em película 16mm – Paula Damasceno (RJ)

Atualmente, apesar da renovação tecnológica constante, é grande e crescente também o número de pessoas que não conhecem as raízes do fazer cinematográfico, pensando mesmo que um filme “nasce” do DVD, da televisão, do computador ou de um celular. Por isso criamos a oficina de SENSIBILIZAÇÃO PARA O CINEMA – experimentações em 16mm, onde os participantes poderão ter acesso às antigas tecnologias cinematográficas, visando o seu reconhecimento, mas também através da experimentação atualizá-las e produzir um material próprio.
Os alunos aprendem o mecanismo básico de animação, e, com o auxílio da facilitadora, poderão então compreender de maneria expemerimental e intuitiva a cadência do cinema e da animação, e as relações entre quadros/frames e segundos, trabalhando os desenhos dentro desta equação entre imagem e tempo.
A projeção final dos resultados da oficina deverá ocorrer idelamente em local aberto ao público, em local central e de preferência junto a alguma sala de cinema antiga da ciade, desativada ou não, trazendo ainda para o ficina uma reflexão sobre as antigas e novas formas de assistir cinema.

Oficina de Fotografia Pinhole – Bianca Portugal (BA)

Pinhole (furo de agulha) ou fotografia estenopeica consiste em fotografar sem a utilização de lentes em câmeras produzidas através de diversos objetos ou através de câmeras convencionais adaptadas.
A proposta da oficina é que cada participante construa sua própria câmera a partir de objetos diversos (latas leite, achocolatado, caixas de sapato) possibilitando uma relação diferente entre fotógrafo-câmera-imagem captada. Serão realizadas atividades práticas e teóricas, onde será apresentada a técnica de captação das imagens e também o processo de revelação fotográfico em preto e branco em um laboratório.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s